Pequenos Agricultores: 5 dicas para criar uma horta caseira biológica

Transmitir aos mais novos os valores da natureza, da agricultura biológica e da sustentabilidade nem sempre é fácil e divertido. Comece por criar com eles uma horta caseira simples com as nossas dicas e, até 15 de agosto, leve-os ao evento Pequenos Agricultores, entre as 11h e as 20h, na Praça Central do nosso Centro. Acredite, eles vão adorar!

Antes de comprar a terra, vestir o avental e pegar na pá, pedimos uma mão cheia de conselhos a Filipa Duarte, responsável pela iniciativa Pequenos Agricultores no nosso Centro, para que as suas crianças criem uma horta caseira a preceito. Aponte-os:

  1. Comece por separar o lixo com eles e aproveite os restos de comida não cozinháveis para fazer adubo natural. Sim, cascas de ovos ou borras de café são resíduos perfeitos para proceder à compostagem doméstica, um processo biológico através do qual se juntam restos de alimentos numa garrafa com terra num local escuro durante 30 dias. O resultado é um adubo natural perfeito para plantar o que quiser.
  2. Escolha um local da casa arejado, mas não exposto ao sol durante todo o dia. “Pode ser uma varanda ou uma zona da cozinha junto à janela”, sugere Filipa. As plantas biológicas são mais sensíveis e por isso secam mais rapidamente.
  3. “Não se pode regar quando as plantas estão ao sol”, esta é uma regra básica na hora de alimentar a nossa horta. As plantas expostas ao sol ficam quentes e quando recebem água sentem um verdadeiro choque término. O final do dia é o momento ideal para as regar.
  4. Agrião, cenoura, alface, espinafres, nabos ou rabanetes são as hortaliças que devemos plantar nesta época do ano, assim como o morango.Em outubro, no início do outono, foque-se mais nas ervilhas, na abóbora, no alho francês e na salsa, por exemplo.
  5. Replantar alimentos é uma técnica simples, fácil e muito eficaz. “Um alho descascado quando plantado na terra volta a crescer”, explica Filipa Duarte.Assim como o tomilho e tantas outras ervas aromáticas.

Tudo o que precisa num único espaço