7 expressões populares minhotas (e o seu significado)

Vai ficar “abananado” com as 7 expressões populares minhotas divertidas a “dar com pau”, e o seu significado.

O Minho é uma região de enorme riqueza cultural, com impressionantes tradições, gastronomia, história e… expressões populares. (Re)Descubra as mais populares, curiosas e divertidas.

 

7 expressões populares minhotas

Há uma expressão tipicamente minhota para quase tudo – e uma interpretação criativa para as restantes situações. Estas expressões estão carregadas de significado, duplos sentidos, história popular e, claro, muito bom humor. É impossível deixar de sorrir quando as ouve. Vamos “cirandar” à volta de algumas expressões populares minhotas.

 

1. Abananado

Esta expressão significa admirado, aturdido ou sem palavras. Por exemplo, “A surpresa foi tão grande que até ficou abananado!”. E é assim que se poderá sentir ao visitar o nosso Centro e provar o novo sumo Smoothie Detox Fresh na Açaí Natura com banana (pura coincidência com a expressão popular!), açaí sumo de maçã, polpa natural de abacaxi e hortelã. Para os adeptos de uma vida fit, o Smoothie Natura Protein Power é obrigatório: contém açaí, banana, manteiga de amendoim, leite vegetal, e é coberto com paçoca. Ficamos abananados só de pensar.

 

2. A dar com um pau

Nada tem a ver com violência, mas designa algo em grande quantidade. Por exemplo, “Havia lá comida a dar com um pau.” E é exatamente isto que vai encontrar na zona de restauração do nosso Centro. Da fast food até aos doces, passando pela comida saudável e tradicional, há muito por onde escolher. E uma coisa podemos garantir: são todos maravilhosos!

 

3. Afiambrar

Desengane-se se pensou em algum tipo de enchido. Significa guardar para si, fazer desaparecer, ou roubar. Por exemplo: “Vocês afiambraram o meu guarda-chuva e nunca mais lhe pus a vista em cima.” Mas se ficou com apetite, não há problema. No Leitão & Espumante do nosso Centro pode comer leitão de alta qualidade, preparado segundo a receita tradicional portuguesa, e servido em pão crocante de fabrico próprio. Já o La Rotisserie é a nossa proposta para os fãs de grelhados, e oferece frango e entrecosto, preparados à vista do cliente.

 

4. Não se aguentar nas canetas

Esta expressão popular não diz respeito a um material de escrita – que poderia facilmente encontrar na livraria Bertrand do Nova Arcada. Significa apenas estar completamente exausto. Por exemplo: “No final, ele já não se aguentava nas canetas e foi preciso levá-lo.”

Se é assim que se sente neste momento, sugerimos uma visita ao nosso Centro onde existem vários espaços dedicados a preparar um café perfeito. Por exemplo, no Coffee & Soft, conta com uma equipa especializada para que esta bebida regeneradora saia sempre com a consistência, espuma e aroma corretos. Acompanhe com uma bola de Berlim tradicional com um twist de inovação, na Casa das Bolas de Berlim.

 

5. Bacorada

Dizer uma bacorada significa dizer ou fazer asneiras ou impropérios. Por exemplo, não é nenhuma bacorada dizer que o nosso Centro é 5 estrelas. E não somos só nós a achar – é quem nos visita ou não tivessem votado em nós para o prémio 5 estrelas regiões! E o que é que isto significa? Significa que o nosso Centro foi considerado pelos consumidores como realmente extraordinário!

 

6. Bagunça

Uma bagunça é um espaço muito desorganizado, ou com muito barulho. Por exemplo, pode aplicar-se na frase “Esta miudagem está a fazer imensa bagunça!”. Se é este o estado aí em casa, passe por uma das lojas de decoração do nosso Centro. Há muito por onde escolher, da elegante seleção na Loja do Gato Preto, à praticidade do IKEA e muitas outras opções, para todos os gostos e orçamentos.

 

7. Dar corda aos sapatos

Dar corda aos sapatos significa acelerar, andar mais depressa. Por exemplo, quando se diz “Vamos dar corda aos sapatos, estamos atrasados!”. No nosso Centro não temos corda – mas temos tudo o resto para calçado. Aqui encontra sapatarias especializadas, como a Seaside, as últimas tendências de moda masculina na Sacoor ou Cortefiel, a melhor seleção de moda feminina na Bershka ou Pull&Bear e tudo para desporto na SportZone.

 

Faça-nos uma visita e divirta-se com toda a família

Se ficou “abananado” com estas expressões populares, divertidas “até dar com um pau”, saiba que existem muitas outras no património linguístico desta região. E, já agora, quando “der corda aos sapatos” na sua próxima visita ao nosso Centro, e se quiser fugir da “bagunça”, “afiambre-se” a uma irresistível bola de Berlim na Casa das Bolas de Berlim, deviamente acompanhada com um café quente e intenso, e ficará mais que pronto para “se aguentar nas canetas”.

Tudo o que precisa num único espaço