Da cabeça aos pés: tudo sobre protetores solares

Se não sabe como escolher o melhor protetor solar para si e se tem duvidas sobre como usá-lo, este artigo responde a tudo isso e muito mais.

Há uma tendência transversal a todas as estações do ano: o uso do protetor solar. Apresenta-se como indispensável tanto nos dias quentes como nos dias frios e é um fortíssimo aliado contra o envelhecimento, manchas e até o aparecimento do cancro da pele. Mas não é só isto que torna o protetor solar um must-have durante os 365 dias por ano. Desde a escolha à aplicação, queremos dar-lhe resposta a seis grandes perguntas sobre este famoso produto.

 

Porquê que tenho de usar protetor solar todos os dias?

O aumento de número de casos de cancro da pele tem vindo a aumentar em Portugal derivado à elevada exposição – sem qualquer proteção – aos raios ultravioletas. Estes são, ainda, responsáveis por 90% do aparecimento prematuro de sinais de envelhecimento como a despigmentação, manchas e rugas.

E se estes valores não chegam para a convencer, saiba que a luz azul – proveniente do seu smartphone, tablet, computador, televisão, etc – são quase tão prejudiciais como a exposição solar. O uso diário do protetor solar irá prevenir ambas de causar danos na sua pele.

Contudo, é importante não esquecer: não é só o rosto e o corpo que precisam de proteção solar. Lábios e cabelo estão incluídos!

 

Qual o melhor protetor solar para mim?

Depende da proteção que necessita e do seu tipo de pele. Vamos por partes. É importante perceber que quanto mais clara é a pele, maior tem de ser o FPS (fator de proteção solar) e que quanto maior o fator, mais tempo a pele fica protegida contra as queimaduras solares. Assim sendo, a proteção encontra-se dividida em quatro níveis: fraca (6 a 10), média (15 a 25), alta (30 a 50) e muito alta (50+).

Depois, é importante ter em conta o seu tipo de pele. Se tem pele seca, pode optar por um protetor hidratante com textura creme. Se tiver pele oleosa, os sprays oil-free e até matificantes podem ser uma boa solução.

Caso a sua pele seja sensível, já existem produtos biológicos, hipoalergénicos ou minerais. Os protetores solares em stick são perfeitos para protegermos as nossas cicatrizes ou manchas da pele.

 

Existem regras para aplicá-lo corretamente?

Existem, pelo menos, três regras fundamentais na hora de aplicar o protetor solar. A primeira, é que o produto deve ser aplicado uniformemente por todo o rosto e corpo (sem esquecer orelhas, pés e outras zonas menos óbvias). A segunda, é que a proteção deve ser aplicada 30 minutos antes da exposição e reaplicada a cada duas horas. Por último, e de forma complementar à regra anterior, mesmo os protetores solares à prova de água, precisam de ser reaplicados sempre antes e após o contacto com água do mar ou piscina.

 

Consigo ficar bronzeada mesmo usando protetor solar?

Este é um dos grandes mitos em relação aos protetores solares e a resposta é: sim, é possível ter um bronze de sonho usando protetor solar. Sem protetor, conseguirá uma tonalidade mais escura ao fim de cerca de dois dias, mas o bronzeado é passageiro e muito perigoso! Usando o protetor solar, poderá levar até cinco dias para se bronzear, mas irá fazê-lo de uma forma segura e o “bronze” será mais duradouro.

Além disso, de cada vez que apanhamos um escaldão a nossa pele escama e é substituída por outra nova. Isto faz com que o nosso moreno desapareça. Por isso, lembre-se: proteção solar, sempre!

 

Tenho um protetor solar em casa desde o ano passado. Posso usá-lo?

Depende. O protetor solar – assim como todos os produtos de rosto – têm uma data de validade e não deve ser usado após esse limite de tempo. Os filtros solares podem ser químicos ou minerais. No caso dos químicos, conforme o tempo passa os ingredientes correm o risco de oxidar e tornarem-se menos eficazes. No caso dos minerais, estes não oxidam, mas degradam-se. Por isso, o ideal é usar diariamente o protetor sol e renovar sempre que termine a embalagem. Se apenas usar no verão – apesar do que referimos na primeira resposta -, então é aconselhável que renove o produto a cada ano.

 

Onde posso encontrar produtos de proteção solar?

A resposta a esta pergunta é muito simples: no nosso Centro, claro! Para além da nossa farmácia, existem outras lojas onde poderá encontrar vários produtos de proteção solar. Espreite a nossa galeria e descubra!

 

Categorias
Beleza
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço