Made in Portugal: um roteiro pelas nossas lojas

Há lá melhor país do que o nosso ou melhores produtos do que os nacionais? Nós achamos que não e, por isso, para celebrar o Dia de Portugal, levamo-lo a percorrer algumas das lojas portuguesas do nosso Centro.

Nascido em 1143, Portugal é considerado um dos países mais antigos do mundo. E uma história tão rica e vasta como a nossa não pode deixar de ser celebrada. Por isso mesmo, instaurou-se o 10 de junho como o Dia de Portugal. Mas sabe a história por detrás desta data? Nós contamos-lhe tudo.

O dia foi celebrado pela primeira vez em 1880, para comemorar os 300 anos da morte de Camões. Na altura, a oposição republicana aproveitou-se das comemorações para associar a data ao renascimento da pátria. Depois da queda da monarquia, a morte do poeta continuou a ser celebrada e, em 1924, o 10 de junho passou a ser oficialmente feriado nacional.

Durante o Estado Novo, Salazar manteve as comemorações e utilizou a data para inaugurar o Estádio do Jamor, em 1944. Foi nessa cerimónia que o Presidente do Conselho, no seu discurso, rebatizou o feriado como o “Dia da Raça”, associando o 10 de junho à celebração do “Mundo Português” e dos valores do regime. A partir de 1963, e com o país no meio da Guerra Colonial, a data foi transformada numa homenagem às Forças Armadas e numa exaltação do poder colonial.

Depois do 25 de abril, o Governo decretou que este feriado – o Dia de Camões – passaria a ser também dedicado às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Já em 1978, e face à indecisão relativamente a uma data para celebrar o dia nacional, a legislação anterior é revogada e o 10 de junho é oficialmente considerado como o Dia de Portugal, devido a todo o seu simbolismo. Assim nasceu o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Para comemorar esta data tão especial (e com o melhor do país), andámos pelo nosso Centro à descoberta das lojas portuguesas. Damos-lhe a conhecer algumas delas, que não pode mesmo deixar de visitar!

Salsa

Criada em 1994, a Salsa é uma a marca portuguesa de jeans que tem como objetivo proporcionar conforto, bem-estar e o fitting perfeito para todos os amantes da ganga. Hoje em dia, a marca tem lojas espalhadas por todo o mundo, desde Espanha até à Arábia Saudita.

Tiffosi

A Tiffosi é uma marca portuguesa, especializada em jeans, que conta com mais de 35 de experiência e know-how. Atualmente está presente em mais de 1.000 pontos de venda, um pouco por todo o mundo.

Mike Davis

Em 1976, no Porto, e depois de perceberem que havia uma crescente procura por artigos portugueses para a prática do ténis, Henrique Schreck e Paulo Schreck decidiram fundar a Mike Davis. Em 2005, a marca alargou o seu conceito e criou a primeira coleção de roupa para mulher.

Espaço Casa

A Espaço Casa, fundada em 2006, é uma loja portuguesa líder na comercialização de artigos de decoração e para o lar. Hoje em dia, a marca tem mais de 50 lojas em Portugal, 10 em Espanha e 7 em Angola.

A Loja do Gato Preto

Fundada em 1986, a loja ganhou o seu nome devido ao gato preto dos fundadores, que se tornou também num símbolo de sorte, sofisticação e exclusividade. A marca vende produtos de artesanato e decoração sob o lema “casas livres, donos felizes” e, desde 1999, que as suas coleções são concebidas de raiz na empresa.

DeGema

Criada em 2013 e genuinamente do norte, a DeGema é uma marca nacional de produtos artesanais e de fabrico próprio, mais conhecida pelos seus famosos hambúrgueres. A DeGema tem lojas em Braga, no Porto, Vila do Conde, Maia e Vila Nova de Gaia.

Leitão & Espumante

A Leitão & Espumante é um restaurante português que nasceu com o objetivo de dar aos seus clientes leitão de alta qualidade, preparado segundo a receita tradicional portuguesa, e servido em pão crocante de fabrico próprio.

Casa das Bolas de Berlim

Criada em 2012 em Braga, a Casa das Bolas de Berlim é uma pastelaria portuguesa que decidiu inovar um dos bolos mais tradicionais do nosso país. Além das bolas de Berlim, na loja encontra também pastéis variados.

Publicação
07 de Junho de 2019
Categorias
Lojas e restaurantes
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço