Dia Internacional do Livro Infantil: ideias para celebrar em família

Em abril, celebramos o Dia Internacional do Livro Infantil. Veja 7 atividades divertidas para incutir a paixão pela leitura nos mais novos.

Em abril, assinalamos o Dia Internacional do Livro Infantil, a oportunidade perfeita para celebrar a leitura e inspirar nos mais novos o amor pelos livros. Fique com 7 ideias de atividades divertidas e educativas para experimentar.

O que é o Dia Internacional do Livro Infantil?

O Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado anualmente no dia 2 de abril. Esta data coincide com o dia do nascimento do famoso escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de clássicos da literatura infantil como “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia” e “O Soldadinho de Chumbo”.

O objetivo do Dia Internacional do Livro Infantil é promover o prazer da leitura entre as crianças para incentivar o hábito de ler desde cedo. É a altura perfeita para organizar algumas atividades divertidas e educativas para os mais novos, de forma a estimular o amor pelos livros.

Qual a origem do Dia Internacional do Livro Infantil?

O Dia Internacional do Livro Infantil foi estabelecido em 1967 pela International Board on Books for Young People (IBBY), uma organização sem fins lucrativos. A IBBY dedica-se a promover a literatura infantil e juvenil, bem como a defender os direitos das crianças enquanto leitores.

A partir de então, este dia tem sido comemorado em muitos países como uma ocasião especial para promover a leitura entre as crianças e lembrar o valor dos livros infantis na formação cultural, emocional e educacional dos jovens leitores.

Ideias de atividades infantis para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil

Existem várias maneiras divertidas e educativas de celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil. Fique com algumas ideias de atividades infantis.

1. Leitura em família

Reserve um tempo especial para ler em família. Faça uma lista de livros infantis, deixe as crianças escolher os favoritos e partilhem momentos de leitura juntos.

2. Visita à biblioteca

Faça uma visita à biblioteca local e explore a secção dos melhores livros infantis. Consulte também a programação em vigor para conhecer os eventos que geralmente são organizados nesta época. Incentive as crianças a escolher alguns livros para requisitar e ler em casa.

3. Oficina literária

Realize uma atividade de arte inspirada em livros infantis. As crianças podem fazer desenhos, recortes ou marcadores de livros relacionados com as suas histórias favoritas ou até mesmo inventar as suas próprias histórias e criar a partir daí.

4. Teatro de fantoches

Organize um teatro de fantoches e encene uma história ou peça de teatro baseada num livro infantil. As crianças podem criar os fantoches e os cenários, e depois apresentar a peça para a família ou amigos.

5. Troca de livros

Organize uma festa em casa com os amigos das crianças e prepare uma troca de livros infantis. Peça para trazerem livros que já leram e trocarem com as outras crianças, enquanto explicam o que mais gostaram da história.

6. Concurso de desenhos

Faça um concurso de desenhos com temas de livros infantis. As crianças podem desenhar as suas personagens favoritos ou as cenas das suas histórias preferidas. Prepare previamente alguns prémios para atribuir aos desenhos mais criativos ou talentosos.

7. Visita à Bertrand do Nova Arcada

O Dia Internacional do Livro Infantil é o mote perfeito para uma visita sem pressas à  à Bertrand do Centro Comercial Nova Arcada. Deixe as crianças explorar e descobrir novas histórias e autores que despertem o seu interesse, num ambiente tranquilo e agradável.

Passem algum tempo na secção infantil e procurem títulos inspiradores para os mais novos. Por exemplo, o “O Monstro das Cores: Doutor das Emoções e a Mala de Regulação Emocional”, de Anna Llenas, ajuda a ganhar consciência sobre os sentimentos e a regular as emoções. Considere também o livro interativo infantil “Um Dia Divertido a Construir”, de Robyn Gale, recheado de ilustrações encantadoras e peças destacáveis para brincar.

Nova Arcada, a celebrar consigo o Dia Internacional do Livro Infantil

Com estas ideias para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, estará preparado para criar experiências únicas à volta dos livros com as crianças e fomentar o amor pela leitura. Visite-nos, descubra as novidades na , passe bons momentos na nossa companhia e encoraje os mais novos a ler!