Durma bem, pela sua saúde!

Esta sexta-feira, 15 de março, celebramos o Dia Mundial do Sono! E antes que vá dormir descansado, recordamos-lhe a importância de bons hábitos para uma boa noite de sono. Conheça aqui alguns deles!

Além de ser fundamental para a sua saúde e bem-estar, dormir é, para muitos, um dos grandes prazeres da vida. Faz muito mais por si do que julga! E nós estamos aqui para lembrá-lo, precisamente no Dia Mundial do Sono, que se comemora hoje, 15 de março.

O sono está ligado à vida. Nada é mais natural do que dormir. Regenerador e reparador, o sono é condição para a sobrevivência. É durante as horas de descanso que algumas das hormonas essenciais ao equilíbrio do metabolismo são produzidas, possibilitando uma boa agilidade física, emocional e cognitiva.

Não é à toa que sempre se ouviu dizer que um adulto deve dormir cerca de oito horas por dia, menos do que isso está a afetar funções tão importantes no nosso organismo como a produção de energia, a síntese de substâncias, o amadurecimento do sistema nervoso central, a consolidação da memória e a secreção hormonal.

Portanto, dormir é mesmo o melhor remédio! E será que dorme as horas que deveria por dia? Se não o faz, deve começar desde já a fazê-lo. Nós ajudamo-lo com uma série de dicas para que consiga regularizar o seu ciclo de sono:

    – Hábitos alimentares saudáveis é o primeiro requisito da nossa lista. Consuma alimentos ricos em vitaminas e proteína, e evite alimentos e bebidas estimulantes, especialmente à noite. O seu corpo agradece e o sono também.

    Mantenha o ambiente do seu quarto escuro, já que a claridade interfere com a produção de melatonina, a substância responsável por regular os ciclos circadianos (dormir-acordar).

Evite o contacto com aparelhos eletrónicos, já que são emissores de luz branca, prejudicial para a qualidade do sono e possível causadora de insónias.

Alimentos que o ajudam a dormir melhor:

    Leite e derivados beber um copo de leite meia-hora antes de se deitar ajuda-o a dormir melhor, uma vez que  os laticínios são ricos em triptofano, um aminoácido das proteínas precursor da serotonina, cuja carência está associada à irritabilidade, hipersensibilidade e alterações do sono.

    Ovos – A gema do ovo contém ferro e cálcio e é rica também em triptofano.

    Espinafre – Mais uma razão para aumentar o consumo diário de verduras. O espinafre é rico em magnésio, essencial para o bom funcionamento do nosso organismo e saúde cerebral.

    Peru – Esta carne é uma fonte de triptofano e rica em cálcio, substâncias que promovem um sono profundo.

    Banana – Além de potássio, a banana fornece também uma grande quantidade de vitamina B6, que tem um papel importante na prevenção de insónias.

    Frutos secos – Por serem ricos em triptofano, magnésio e gorduras ómega 3 e ómega 6, os frutos secos (nozes, amêndoas, pistácios) são uma boa opção para um snack antes de se deitar. Mas seja moderado, os frutos secos são bastante calóricos.

    Peixe – A sardinha, o salmão e o bacalhau são bons exemplos de peixes ricos em triptofano.

    Chá de camomila – Beber uma chávena de chá meia-hora antes de dormir pode ser a rotina que precisa para uma boa noite de sono.

Suplementos amigos do sono:

    Melatonina – É um dos suplementos mais usados para a indução do sono. Produzida pela glândula pineal durante a noite, a melatonina é a substância responsável por regular os ciclos circadianos (dormir-acordar). No entanto, com o avançar da idade ou devido ao stress, a produção de melatonina diminui e algumas pessoas deixam de produzi-la em quantidade suficiente, sendo indicado um reforço antes de ir dormir.

    GABA – O GABA é um aminoácido e neurotransmissor produzido naturalmente pelo organismo, existindo também em suplemento. A sua ação bloqueia o stress e a ansiedade, desempenhando um efeito relaxante no cérebro.

    ZMA – Fórmula que combina zinco e magnésio com vitamina B6 e favorece a recuperação, o equilíbrio hormonal e o descanso.

Óleos essenciais para um bom descanso:

    Óleo essencial de lavanda – Para dormir melhor e passar noites tranquilas, tente colocar na mesa de cabeceira um tecido embebido com óleo essencial de lavanda.

    Óleo essencial de bergamota – É descrito como tendo uma ação relaxante em aromaterapia, bem como capacidades analgésicas e neuroprotetoras.

Velas:

    Rosa – Alivia a depressão e ajuda a combater a insónia, as dores de cabeça, a tristeza e o stress em geral.

    Jasmim – Antidepressivo, relaxante e sedativo.

Lembre-se, durma bem, pela sua saúde. Se tiver dificuldades, descubra mais abaixo alguns dos produtos disponíveis no nosso Centro para conseguir ter boas noites de descanso.

E bons sonhos!

Tudo o que precisa num único espaço