Exercícios em casa: 6 maneiras de manter a forma nas férias

Está de férias mas quer continuar a treinar para não perder a forma? Neste artigo trazemos-lhe seis tipos de exercícios diferentes que o ajudam a trabalhar todo o corpo.

É provável que, por esta altura, já só pense em relaxar na beira da piscina, apanhar uns banhos de sol e dar uns mergulhos no mar. Acertamos? Pois é, com as férias vêm a preguiça  e a vontade de não fazer nada, mas é muito importante, mesmo nos dias de calor, continuar a treinar para manter a forma física. Os exercícios em casa podem ser uma boa solução, por isso trazemos-lhe seis que, sem dúvida, o vão ajudar.

 

Bear

Este exercício é ótimo para treinar o core e ajuda, também, na resistência, estabilidade e força. Deve colocar-se na posição de 4 apoios (“gatas”)  (mas apenas com as pontas dos pés e as mãos apoiados no chão), garantindo que forma um ângulo de 90º entre o tronco e as pernas e o tronco e os braços. De seguida leve, alternadamente, as mãos ao ombro oposto. Ah, e não se esqueça de respirar!

Agachamentos

Dos exercícios em casa este é, talvez, dos mais simples de fazer. Só precisa de afastar ligeiramente as pernas à largura dos ombros e agachar-se até formar um ângulo de 90º. Quem conseguir pode fazer a amplitude toda, até o bumbum tocar  nos calcanhares. Os agachamentos são excelentes para fortalecer as pernas, as coxas e os glúteos.

Flexões

As flexões, por mais desagradáveis que sejam, são um importante exercício para trabalhar o peito, os ombros e os braços. Deite-se no chão, de barriga para baixo, e apoie as mãos, abaixo dos ombros e afastadas numa largura um pouco maior do que a dos ombros. Depois é só estender os cotovelos, elevando todo o corpo de uma só vez e garantido que mantém as costas retas. Se achar muito difícil, pode sempre optar pela versão mais simples, apoiando os joelhos no chão.

Remada no chão

A remada é um exercício excelente para fortalecer a musculatura das costas e é muito simples de fazer: deite-se no chão, de barriga para baixo, e estenda os braços para a frente. De seguida, encolha os cotovelos ao mesmo tempo que eleva o tronco, levando as mãos até ao lado do peito, mantenha o olhar sempre para o chão para que a cabeça fique alinhada com o tronco.. Se preferir, pode segurar numa toalha com as duas mãos para ajudar.

Mountain climber

Para além de ajudar a trabalhar a parte cardiovascular, o mountain climber é um ótimo exercício para fortalecer os abdominais. Coloque-se em posição de flexão, com os braços esticados, e leve os joelhos ao peito. De forma lenta ou rápida, este exercício pode ser feito à velocidade que lhe for mais confortável.

Russian twist

O russian twist é excelente para trabalhar a parede abdominal e os oblíquos. E, embora pareça fácil, é um exercício que exige bastante força e equilíbrio. Sente-se no chão e encolha ligeiramente as pernas, levantando os pés. Depois, mantendo os braços paralelos ao chão, torça o tronco para a esquerda e para a direita e não se esqueça de contrair os abdominais. Se ainda não está muito à vontade com este movimento, pode torná-lo mais fácil apoiando os pés no chão.

Tudo o que precisa num único espaço