Exposição “Toda a Gente Conta” está de volta ao Nova Arcada

Até 23 de outubro, o nosso Centro volta a receber esta exposição fotográfica muito especial. Neste artigo pode ficar a saber mais sobre o evento.

Depois de Palmeira, agora é a vez dos habitantes da freguesia de Lomar terem a sua história contada em fotografias no Nova Arcada. “A passagem do tempo sobre o património, os costumes, as tradições e, no fundo, as vivências das pessoas destinadas ao registo da memória é o tema desta mostra fotográfica”, diz Alcino Castro, o fotógrafo e curador da exposição.

Esta mostra fotográfica resulta do trabalho e das caminhadas diárias que o autor realizou nesta freguesia, onde conviveu lado a lado com as suas gentes e as suas vivências quotidianas. Nas palavras de Alcino, “é preciso estar no sítio certo, à hora exata, para captar o instante precioso, ou seja: no fundo, é olhar e ver o que aos outros, por vezes, passa despercebido”.

Esta nova coleção inclui fotografias originais e reproduções a preto e branco, e a sua seleção teve como objetivo dar a conhecer o território de Lomar da forma mais abrangente possível. Alcino Castro diz-nos ainda que estas “são fotografias que se prendem à retina pelo impacto que têm e pelas histórias que contam dos seus protagonistas. Estas exposições devem ser encaradas como um registo documental único para a memória coletiva.”

Se ficou curioso para saber mais sobre a população de Lomar, só tem de passar pelo piso 2 do nosso Centro, até 23 de outubro. Contamos consigo?

Categorias
Eventos
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço