Fernando Pimenta: “Queremos que os portugueses nos venham ver e apoiar”

Fernando Pimenta é o embaixador do evento “Federação Portuguesa de Canoagem Roadshow” que acontece a 2 e 3 de Junho no nosso Centro, no piso 0, na Praça em frente ao Continente.

Pouco passava das 10h30 da manhã quando Fernando Pimenta, campeão do mundo de canoagem em K1 5 mil metros, começou a aquecer, juntamente com a sua equipa, na Barragem da Aguieira, em Viseu.

Imune ao frio, que nunca lhe toldou a boa disposição ou a concentração, o atleta olímpico ergue a canoa com as cores da bandeira nacional e o seu nome, carrega-a no ombro, desce em direção ao rio e é o primeiro a entrar na água e a começar mais um dia de treinos. O objectivo final? O Campeonato do Mundo de Velocidade de Canoagem em Montemor-o-Velho, de 22 a 26 de agosto.

Acompanhado por atletas de várias nacionalidades que treinam no mesmo local, Fernando Pimenta esteve dentro de água quase duas horas. “Correu muito bem. Foi um treino exigente e trabalhoso. Agora é continuar”, afirmou o atleta após ter pousado a canoa. Mas este é apenas um dos três a quatro treinos diários que faz – apenas as quartas e os domingos permitem algum descanso.

É esta rotina e exigência que já levou o desportista natural de Ponte de Lima a conquistar 70 medalhas internacionais. Mas, como em qualquer outra carreira de desportista, há momentos altos e baixos: “Sem dúvida que o momento mais feliz da minha carreira foi a minha primeira medalha de ouro com apenas 15 anos, em 2005, em K4. O menos positivo foi em 2016, na final olímpica de k1 mil metros onde fui afastado da competição por fatores que em nada tinham a ver comigo ou com a competição em si”.

Fernando Pimenta já correu o mundo com a sua canoa, em competições dos mais variados níveis. Ainda assim, nada se compara à felicidade de competir em solo português. “Os campeonatos estão cada vez com mais atletas talentosos. Mas poder competir perante amigos, família e pessoas que gostam de mim, torna qualquer campeonato mais especial. Vou tentar ter o melhor desempenho e passar a melhor imagem de Portugal”.

Em jeito de antecipação deste campeonato, o atleta vai estar no nosso Centro como embaixador do roadshow da Federação Portuguesa de Canoagem, que acontece a 2 e 3 de junho no Nova Arcada, no piso 0, na Praça em frente ao Continente. Este evento pretende promover e divulgar esta modalidade e desafiar os portugueses a assistirem à competição em agosto. “O evento é sem dúvida muito importante para a nossa modalidade. Não só por mim mas também por todos os atletas e o desporto em si. Queremos que os portugueses nos venham ver e apoiar”.

Assim, durante estes dois dias será possível testar simuladores de canoagem e o jogo Games of Canoe, inspirado na série “Guerra dos Tronos”. Mas o momento alto será, sem dúvida, a sessão de autógrafos de José Ramalho – o melhor canoísta português em maratonas de canoagem, penta campeão de canoagem no Campeonato Europeu e do mundo, no dia 3 de junho às 19h.

Visite o nosso Centro, conheça José Ramalho e peça um autógrafo ao atleta olímpico. Esperamos por si!
Publicação
30 de Maio de 2018
Categorias
Cultura
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço