Outubro Rosa: na prevenção e diagnóstico do cancro da mama

O “Outubro Rosa” alerta-nos para a importância da prevenção e diagnóstico prematuros do cancro da mama. Saiba mais sobre este movimento e como o celebrar.

 

Todos os anos, em todo o mundo, milhares de mulheres morrem vítimas de cancro da mama. Anualmente, surgem cerca de 2,3 milhões novos casos, o que faz do cancro da mama a forma de cancro mais comum entre adultos.

Em Portugal, são diagnosticados mais de 6.000 novos casos de cancro da mama. De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, quando diagnosticados e tratados prematuramente, a taxa de cura destes casos é superior a 90%.  É precisamente este o objetivo da iniciativa “Outubro Rosa”: consciencializar e alertar para a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

 

O que é o “Outubro Rosa”?

O “Outubro Rosa” é um movimento que ocorre todos os anos, durante o mês de outubro, e que promove a importância da prevenção e diagnóstico prematuros do cancro da mama. A iniciativa teve origem nos Estados Unidos, em 1990. O objetivo era (e ainda é) promover a luta contra o cancro da mama, sensibilizar para a importância da prevenção, contribuir para os estudos e investigações na área e prestar melhores condições e apoio às vítimas desta doença.

A primeira ação pública de luta contra o cancro da mama foi uma corrida pelas ruas de Nova Iorque. Aos participantes, era oferecido um laço cor-de-rosa. Foi aí que se começou a associar o laço rosa ao cancro da mama, sendo hoje um símbolo global da doença. Atualmente, o “Outubro Rosa” é celebrado em todo o mundo.

 

8 sugestões para assinalar o mês do cancro da mama”

A consciencialização e prevenção do cancro da mama é necessária durante todo o ano. No entanto, outubro é considerado o mês do cancro da mama dedicado a relembrar as melhores práticas para prevenir, atuar e viver com esta doença.

Este ano, tenha um papel ativo no “Outubro Rosa”. Faça parte deste movimento através da participação em ações de sensibilização, campanhas de prevenção e diagnóstico da doença, recolha de fundos para investigação, tratamentos e apoio às vítimas e às famílias, e muito mais.

 

1.     Escute os sinais do seu corpo

Há quanto tempo não para e escuta o seu corpo? A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar e combater o cancro da mama. Escolha um dia por mês para fazer o autoexame da mama. Idealmente deve ser feito depois de cada menstruação ou, depois da menopausa, numa data à escolha, mas sempre no mesmo dia. Assim torna-se mais fácil detetar alterações. Para realizar o autoexame da mama, observe e apalpe cada mama e axila em frente ao espelho e por esta ordem.

 

2.     Faça exames regularmente

Também é importante ser acompanhada e vigiada por profissionais de saúde. A mamografia, por exemplo, é o principal exame de diagnóstico de cancro da mama. Na próxima visita que fizer ao Nova Arcada, pode agendar a sua mamografia no Hospital Trofa Saúde, localizado no piso R.

 

3.     Mantenha-se ativa

O estilo de vida que adota tem uma grande influência na prevenção do cancro da mama. Por isso, alimente-se bem, mantenha-se ativa, e pratique exercício físico regular. Se estava a adiar a inscrição no ginásio ou uma consulta com um nutricionista, o “Outubro Rosa” pode ser a chave para dar finalmente esse passo. No piso 2 do Nova Arcada, encontra o clube de saúde Kalorias, com uma oferta completa e equilibrada entre Exercício Físico e Nutrição.

 

4.     Seja uma voz ativa

Durante o “Outubro Rosa” seja uma voz ativa da luta contra o cancro da mama. Aconselhe amigos e familiares a realizarem o autoexame e a fazerem rastreios regulares. Use as suas redes sociais para partilhar informações úteis, cartazes, eventos e outras ações que vão ocorrer durante todo o mês de outubro.

 

5.     Faça um donativo

Os donativos representam a grande maioria da receita de associações e organizações como a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Ao doar, está a contribuir para a realização de atividades e ações de combate à doença, apoio a doentes e familiares, investigação oncológica, formação, rastreios e outros mecanismos de deteção precoce de cancro da mama.

 

6.     Torne-se voluntário

Aproveite o “Outubro Rosa” para se tornar voluntário de uma causa tão nobre como a da luta contra o cancro da mama. Pode prestar apoio a doentes e familiares, ajudar em rastreios, recolha de donativos e muito mais. Informe-se junto do seu município sobre quais as opções de voluntariado que mais se adequam a si.

 

7.     Use o laço cor-de-rosa

Vista a camisola – ou o laço – pela causa. Use o símbolo global da luta contra o cancro da mama: o laço cor-de-rosa.

 

8.     Ajude a ajudar

Algumas marcas, como a Intimissimi, já se juntaram ao movimento “Outubro Rosa” e fazem chegar o seu apoio a milhares de mulheres vítimas de cancro da mama. Este ano, a marca de lingerie italiana junta-se a Sofia Ribeiro e reforça mais uma vez o apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Durante o mês de outubro, por cada soutien vendido em qualquer loja do país e online, a Intimissimi doa 2€ à Liga Portuguesa Contra o Cancro. Junte-se a esta causa. Visite a loja Intimissimi localizada no Piso 0 do Centro Comercial Nova Arcada.

 

Centro Comercial Nova Arcada: aqui para si

A 2 quilómetros do centro de Braga, o Nova Arcada reúne, num único espaço, todos os serviços necessários para cuidar de si: restaurantes com opções saudáveis, supermercado, healthclub, hospital e muito mais. Neste “outubro rosa”, faça-nos uma visita e torne o seu dia-a-dia um pouco mais saudável.