Joel Sartore: o homem por trás da lente e o início da viagem

Joel Sartore é o fotógrafo responsável pela exposição Photo Ark da National Geographic.

A carreira de Joel Sartore não podia estar a correr melhor: era um dos fotógrafos mais importantes da National Geographic, viajava pelo mundo inteiro e conhecia diariamente espécies diferentes, únicas e imprevisíveis que lhe deram não só um portefólio nunca visto, e algumas cicatrizes.

Tudo mudou quando em 2005. Kathy, a mulher do fotógrafo, foi diagnosticada com cancro da mama. Joel Sartore, de forma a apoiar a mulher e filhos, fez uma pausa na sua carreira durante um ano, ao longo do qual refletiu sobre a sua colaboração com a National Geographic e sobre iniciativas que poderia pôr em pratica para inspirar outras pessoas a preocuparem-se mais com a conservação e preservação de espécies e habitats, muitos deles em vias de extinção até ao final do século XXI. Nasce, assim, o Photo Ark.


Fotografar todas as 12 mil espécies animais que vivem em cativeiro em 25 anos era o objetivo de Joel Sartore. Presentes em zoológicos, reservas naturais, santuários e até espécies extintas mas preservadas em universidades: tudo captado pela lente do fotógrafo.

De mochilas às costas e de câmara na mão, Joel Sartore já adicionou à coleção do Photo Ark mais de 29 mil fotografias das mais de 9 mil espécies fotografadas até agora. Ainda assim, Joel Sartore estima que, nos 14 anos desde o início do Photo Ark, já terá visto mais de dez espécies extinguirem-se.