Primeiro livro da coleção “A Montra” chega ao Nova Arcada

Luís Silva é natural de Braga e pasteleiro de profissão há mais de 20 anos. Quando lhe lançaram o desafio de escrever um livro para profissionais da área, logo percebeu que a doçaria portuguesa era demasiado vasta para condensar tudo num só volume. Surgiu, assim, a ideia de criar a coleção “A Montra”.
Neste primeiro livro, o autor optou por falar sobre os pastéis de consumo diário, que considera essenciais. Luís afirma que o livro “não é só um simples passar de receitas para profissionais e amantes de pastelaria”, é também o seu contributo à vasta arte doceira.
Fomos falar com o autor para saber um pouco mais sobre ele e sobre a obra.
Como começou a sua paixão pela pastelaria?
Comecei na área da pastelaria com 15 anos, quando fiz um curso pelo IEFP, e depois durante o serviço militar. A partir daí nunca mais me consegui afastar desta área. Atualmente, trabalho numa empresa que vende toda a matéria-prima para a área de restauração, mas mais focada na padaria e pastelaria. A minha tarefa é acompanhar e formar clientes na elaboração de receituários e a trabalhar no desenvolvimento de produtos e receitas novas.
O que o levou a aceitar este desafio?
Fizeram-me várias vezes a proposta de escrever um livro, mas disse sempre que não. No entanto, com o passar do tempo, apercebi-me que realmente era uma boa ideia, pois não existe nenhum livro focado nos profissionais e verdadeiros amantes da pastelaria. Tudo o que encontramos é muito comercial e muito pouco informativo. Como eu tive o privilégio de começar muito cedo nesta área, tive noção daquilo que um profissional realmente precisa no seu dia-a-dia. Mas, acima de tudo, é um bem que deixo aos meus dois filhos, porque acredito que este livro vai continuar a vender-se daqui a 100 anos. O gosto pelo que é tradicional vai existir sempre e é para eles que este livro fica, para que um dia os possa ajudar monetariamente, muito ou pouco, com os seus projetos.
Já pensou qual será o tema do próximo volume da coleção?
Realmente no início era para ser só um livro, mas quando comecei a selecionar receitas encontrei a minha principal dificuldade, que era decidir quais incluir e quais excluir. Assim, fizeram-me a proposta de criar uma coleção e nasceu “A Montra”. Este primeiro volume é sobre pastéis e o próximo é dedicado aos biscoitos, bolachas e petit four.
O lançamento do livro acontece no dia 7 de abril, no piso 1 do nosso Centro, às 16h. Entre os dia 1 e 7 deste mês, pode ainda visitar a exposição sobre doces e pastelaria, onde irá encontrar alguns materiais da área, livros de receitas antigos e uma máquina antiga de fazer rebuçados, única em Portugal.