Ornimundo: 4 cuidados a ter no verão com os amigos de quatro patas

Estamos no mês mais quente do ano e adotamos alguns hábitos diários para nos protegermos do calor: bebemos mais água, vestimos roupas mais leves, usamos chapéu e protetor solar… Se nós precisamos de nos readaptar, os nossos animais de estimação também precisam de alguns cuidados extra.

Ninguém melhor para nos ajudar do que os profissionais da Ornimundo. A Dra. Salomé Araújo deixou-nos quatro grandes conselhos para pormos em prática dentro e fora de casa. Ora leia.

 

  • Controlar a temperatura ambiente

Ao contrário dos seres humanos, os cães e gatos não têm glândulas sudoríparas e perdem calor pelo trato respiratório (arfar) e pelas almofadinhas plantares. Assim, o verão e o aumento da temperatura associado, representa um perigo à saúde dos nossos patudos e, geralmente, nesta altura as idas ao veterinário tendem a aumentar. Os golpes de calor ocorrem devido à incapacidade de diminuir a temperatura corporal. A hipertermia pode levar a letargia, vômitos, diarreia, a insuficiência multiorgânica e eventualmente à morte.

Os golpes de calor são bastante frequentes em raças braquicefálicas como os Buldogues e Pugs, mas também em animais muito jovens, geriátricos ou obesos. O uso de ar condicionado e a circulação de ar é importante dentro de casa e durante as viagens! Água fresca sempre disponível e até com blocos de gelo é também uma ótima maneira de manter a sua mascote hidratada e fresca.

 

  • Grooming e proteção da pele

A higiene e cuidado do pelo é importante durante todo o ano, mas a escovagem regular nesta altura para remover o pelo morto, assim como, a tosquia no caso de um animal de pelo comprido, facilita a perda de calor deixando-os mais confortáveis.

O uso de protetor solar em áreas com pouco pelo, como na face e orelhas, em animais de coloração clara é importante para prevenir queimaduras solares. Em algumas raças de pelo curto ou sem pelo (Sphynx, Devon rex e Cornish rex) é importante colocar em todo corpo.

 

Protetor Solar, Ornimundo, 11,21€

 

  • Atividade física

Passear e brincar preferencialmente ao início da manhã, final da tarde e início da noite, sendo importante o acesso à água potável. E evitar zonas com muitos mosquitos/flebótomos doenças como a leishmaniose e a dirofilariose são transmitidas por estes.

 

  • Desparasitação externa

A desparasitação externa é importante fazer durante todo o ano, mas nesta altura é imprescindível, pois há um aumento dos parasitas, nomeadamente das carraças, pulgas e mosquitos/flebótomos que, para além de serem incomodativos, podem transmitir várias doenças.

 

Em caso de dúvida ou para compreender melhor os cuidados a ter no verão com o seu melhor amigo, pode entrar em contacto com a Ornimundo do nosso Centro!

Categorias
Família
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço