Exposição fotográfica “Toda a Gente Conta” chega ao Nova Arcada

Entre os dias 10 de maio e 10 de junho, o Nova Arcada recebe uma exposição gratuita muito especial. Saiba mais aqui e venha recordar a história desta freguesia bracarense connosco.

“Recordar é viver”, já dizia Victor Espadinha em 1978 e repetiu-o agora Alcino Castro em conversa connosco sobre a exposição fotográfica “Toda a gente conta”. Natural de Cabeceiras de Basto e formado em psicologia clínica, Alcino é também sociólogo, além de ser apaixonado por fotografia – razões mais que suficientes para unir estas áreas e criar exposições de fotografia que celebrem a história das pessoas (da sua terra e não só). 

“Esta é a terceira iniciativa do género que levo a cabo: a primeira foi em Guimarães e a segunda em Cabeceiras de Basto, onde nasci e vivi até aos meus 18 anos, quando vim estudar para a Universidade do Minho e passei e viver em Braga”, contou-nos. “O que faço é compilar fotografias minhas e algumas de outras pessoas, neste caso de habitantes de Palmeira, numa exposição fotográfica. O objetivo é dar a conhecer, por um lado, as potencialidades turísticas, históricas, arquitetónicas de determinado lugar; por outro, contar a história, da mais antiga à mais recente: as lides profissionais, as famílias ilustres das freguesias, tudo isso conta porque, justamente, “Toda a gente conta”. Ao fim ao cabo, o intuito é não deixar a memória coletiva das freguesias morrer, é manter viva a história.”

Situado a meros dois quilómetros de distância (e a menos de cinco minutos de carro) desta freguesia, o Nova Arcada é o palco perfeito para realizar esta mostra, já que recebe visitas regulares tanto de palmeirenses como de outras pessoas que, não conhecendo tão bem Palmeira, gostavam de saber um pouco mais sobre esta que é uma das maiores freguesias do concelho de Braga.

Se ficou curioso e gostava de conhecer mais sobre Palmeira através destas belíssimas imagens, nada como passar pelo piso 2 do nosso Centro, de 10 de maio a 10 de junho. Vamos celebrar o que é nosso?

Tudo o que precisa num único espaço