Pequenos Agricultores: cinco espaços a visitar

A iniciativa que junta cinco espaços de uma verdadeira quinta pedagógica estará Praça Central do nosso Centro até dia 15 de agosto mas a experiência que os mais novos viverão nela ficará para sempre! Saiba os espaços que não pode mesmo perder desta aventura pela agricultura e pela sustentabilidade.

Tem crianças em casa entre os 3 e os 12 anos e procura um programa de atividades que juntem aprendizagem e muita diversão? Dê folga às manhãs de praia ou às tardes no parque e nestas férias leve os mais novos à nossa quinta pedagógica. A morada? A Praça Central, no piso 0 do nosso Centro, é lá que os mais pequenos vão poder ver, ouvir, cheirar e tocar o melhor que a natureza tem. Plantar ervas aromáticas, produzir farinha, separar corretamente o lixo ou confeccionar pratos deliciosos apenas com frutas e vegetais biológicos são apenas alguns exemplos do que vão poder experimentar e levar para casa!

O objectivo da iniciativa “Pequenos Agricultores” é despertar uma consciência sustentável, promover uma alimentação e um modo de vida mais saudável, desafiar produzir uma horta biológica em casa e transmitir valores cívicos sobre a natureza e a agricultura. Aqui os monitores responsáveis por cada atividade demonstram de uma forma original e divertida a origem dos alimentos que comemos ou a importância de atitudes ecologicamente mais responsáveis, através de debates informais e ações que convidam todos a colocar as mãos na terra.

Para não se perder nesta quinta cheia de cores e desafios, conheça aqui as cinco zonas a visitar: 

O Celeiro:

O Celeiro é uma construção na área rural onde os agricultores armazenam grãos e outros produtos provenientes da sua colheita. Aqui as crianças vão aprender tudo sobre sustentabilidade através de mini debates e jogos interativos. Um espaço confortável, recheado de pufs coloridos, que funciona como um verdadeiro armazém de conhecimento. 

O Moinho:

Uma quinta sem moinho não é uma verdadeira quinta, verdade? Esta zona prova que a energia não vem apenas das tomadas das nossas casas e pode ser conseguida de uma forma 100% sustentável. Ao pedalar numa bicicleta os mais novos vão produzir a energia necessária que fará girar este moinho, produzindo farinha.

A Cantina:

O trabalho é duro e os nossos pequenos agricultores devem ser bem nutridos. A Cantina é o sítio certo para o fazer! Utilizando apenas ingredientes biológicos, como vegetais e frutas, os petizes vão confeccionar as suas próprias receitas, como tostas pintadas, frusushi, bolachas espanta pássaros ou taças de vitaminas. 

Eco Tratores:

Os tratores são os melhores amigos dos agricultores modernos e têm inúmeras funções numa quinta. Conduzir um trator não é para todos e aqui o desafio é separar os diferentes tipos de resíduos, colocando-os nos respetivos contentores. 

A Horta:

Preparados par sujar as mãos? Nesta horta é possível ver a viagem dos alimentos da semente até ao nosso prato e ao mesmo tempo reconhecer os diferentes tipos de vegetais, as técnicas para o seu cultivo e qual a melhor época do ano para o fazer. 

Agora que já conhece a nossa quinta de uma ponta a outra, visite-a com os mais novos lá de casa até dia 15 de agosto, das 11h às 20h. Contamos consigo!

Publicação
03 de Agosto de 2018
Categorias
Família
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço