Pequenos Agricultores: uma aventura sustentável

Até dia 15 de agosto as crianças dos três aos 12 anos vão poder colocar as mãos na terra na quinta pedagógica instalada na Praça Central do nosso Centro. São muitas atividades que juntam a natureza, a agricultura, a sustentabilidade, a alimentação saudável e, claro, muita diversão. Conheça-as aqui!

No passado sábado, ainda faltavam cinco minutos para as onze, hora em que a quinta instalada no piso 0 do nosso Centro abre portas, quando alguns curiosos de palmo e meio, acompanhados pelos pais, já se aproximavam da entrada, entusiasmados e atentos. Os cinco monitores, responsáveis por orientar cada atividade que integra esta iniciativa, deram as boas-vindas e explicavam tudo o que era possível fazer em cada espaço. Se uns entraram tímidos e cautelosos, outros chegaram cheios de iniciativa, boa disposição e energia. 

O dia começou na horta e o primeiro grupo fez compostagem doméstica, um processo biológico através do qual se juntam restos de alimentos, como cascas de ovos ou de cenouras, numa garrafa com terra num local escuro durante 30 dias e o resultado é um adubo natural perfeito para plantar. O passo seguinte foi experimentar a hidroponia, uma técnica de cultivo de plantas, vegetais, flores ou ervas aromáticas através da água e dos nutrientes em que as raizes são suportadas. A que cheira a terra? Como plantar uma couve? Como regar um tomateiro? Neste espaço responderam-se a estas e outras perguntas enquanto se via a crescer salsa, cebolinho, tomilho, espinafres ou pimentos. 

Mesmo em frente à horta encontramos o moinho, onde através de uma bicicleta com motor se produz farinha. O ruído da máquina a funcionar chama a atenção de miúdos e graúdos e atraiu a participação de todos. Mas se a maioria dos rapazes ficou fã dos jogos interativos e dos eco tratores, cuja condução permite apanhar e separar o lixo, já as meninas tornaram-se mais adeptas das atividades da cantina, onde de avental vestido confeccionaram deliciosas receitas saudáveis com ingredientes biológicos disponíveis, tendo a oportunidade de as provas no final. 

Cada atividade foi acompanhada pelo olhar atentos dos pais, alguns com o telemóvel em punho para registar cada instante. Eis um momento que mereceu a pausa das atividades e reuniu todos no Celeiro: a hora do debate. A sustentabilidade foi o tema principal e o ponto de partida para uma conversa informal cheia de ideias, experiências e conceitos para levar para casa. 

Como vê, não faltam boas razões para visitar esta quinta com os mais novos e viver com eles uma autêntica viagem pelo maravilhoso mundo da agricultura e da sustentabilidade. Tudo acontece até dia 15 de agosto, entre as 11h e as 20h, na Praça Central do nosso Centro. Nós já marcámos presença e o resultado pode ver-se aqui: 

 

Tudo o que precisa num único espaço