Prepare-se, os seus filhos vão viajar pelo corpo humano

Está a chegar ao Nova Arcada uma exposição única. “Sistemas de Vida” começa já no dia 19 de janeiro e vai levar os mais pequenos a uma aventura épica e inesquecível a todos os recantos do corpo humano.

Pensado para as crianças dos 5 aos 12 anos, este é o primeiro evento lúdico-didático em Portugal que aborda, de forma divertida e pedagógica, os mais importantes sistemas do corpo humano – circulatório, respiratório, reprodutor, digestivo, nervoso, músculo-esquelético e linfático. 

Através de atividades digitais e interativas, o objetivo é mostrar a complexidade que se esconde para lá da nossa pele, explicando o funcionamento do nosso corpo e alertando para a necessidade de rotinas de forma a manter um corpo saudável e uma vida sã. A forma ideal para mostrar aos mais pequenos que é possível divertirem-se enquanto aprendem.

A viagem começa junto à Cápsula, uma zona que tem o formato de um fármaco em cápsula com capacidade para até 20 crianças, baseada no Sistema Digestivo. Nas paredes internas da cápsula digestiva é projetada uma animação sobre A Viagem dos Alimentos, relançando a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. De seguida, as crianças vão descobrir a importância da atividade física através de um texto com várias curiosidades que funcionará em loop à velocidade das pedaladas que derem nas seis bicicletas disponíveis distribuídas neste espaço.

Na atividade Dentro dos Pulmões, dedicada ao funcionamento do Sistema Respiratório, explica-se o processo de entrada do oxigénio a cada inspiração e a eliminação do dióxido de carbono a cada expiração. Através de uma animação interativa, serão explicados os órgãos responsáveis por este processo. A determinada altura do vídeo, a personagem dá um espirro que liberta centenas de vírus, simbolicamente representados pela explosão de confetis.

Para abordar o Sistema Músculo-Esquelético é exibida uma figura humana com esqueleto e músculos a olho nu, onde se encontram descritas curiosidades relativamente ao papel dos dois sistemas, como o número de ossos e músculos existentes no corpo humano, o número de músculos que trabalham em determinada atividade motora e a regeneração dos ossos.

Na estrutura dedicada ao Sistema Nervoso mostra-se a complexa rede de nervos existentes no Sistema Nervoso Periférico através de feixes de luz, distinguindo-o do Sistema Nervoso Central. Já na zona dirigida ao Sistema Circulatório é possível perceber a complexidade das ramificações dos vasos sanguíneos, distinguidos aqui entre artérias (vermelho) e veias (azul), através de um painel informativo que mostra a viagem cíclica do sangue pelo nosso corpo.

Sistema Reprodutor é tratado de uma forma mais subtil e foca-se na evolução fetal através de um vídeo que mostra o desenvolvimento de um embrião na barriga da mãe, que se vai desenvolvendo e crescendo até estar pronto para nascer. Já o Sistema Imunitário/Linfático é explicado através de uma conferência TED talk, legendada em português, intitulada Conhece os teus Micróbios.

“Sistemas de Vida” é uma exposição gratuita!
Tudo para ver na Praça Central do seu Centro de 19 de janeiro a 18 de fevereiro de segunda a sexta, das 17h às 21h, sábados, domingos e vésperas de feriados, das 11h às 21h.  

Estamos à sua espera!

Tudo o que precisa num único espaço