6 dicas para a sua rotina

Descubra 6 cuidados especiais que a pele do rosto e do corpo precisam para os dias de calor, e saiba como adaptar a sua rotina skin care.

Sol, praia e piscina são os responsáveis por muito do que torna o verão tão especial, mas também podem causar danos à pele do rosto e do corpo, se não forem tomados cuidados especiais. Descubra como adaptar facilmente a sua rotina skincare para os dias mais quentes do ano.

 

Porque deve adaptar a rotina

A sua pele enfrenta vários perigos específicos no verão. Uma exposição desprotegida à radiação ultravioleta pode estar na origem do envelhecimento precoce da pele e do desenvolvimento de cancro cutâneo. Os cuidados devem ser redobrados no caso de pessoas com pele clara, cabelo louro ou ruivo, olhos claros e com sinais ou sardas, uma vez que estão mais predispostas a sofrer queimaduras. Para que possa desfrutar dos prazeres do calor com total segurança, tome nota destas dicas e adapte a sua rotina skin care para o verão

 

6 Cuidados para a sua rotina de skin care

O rosto necessita de cuidados especiais e diferenciados do resto do corpo, pelo facto de ser uma pele mais fina e ter características mais sensíveis. Aqui está o que deve incluir na sua rotina skincare de verão para o rosto.

 

1. Faça uma limpeza de pele diária

No verão há maior tendência para transpirar, e o suor excessivo acumula resíduos nos poros, obstruindo-os, e torna a pele mais oleosa. É importante manter uma rotina de limpeza diária para manter a sua pele saudável, e é mais fácil e prático do que possa parecer.

A vaporização da pele é o primeiro passo para que o rosto possa respirar e ficar livre de impurezas. Os poros ficam dilatados e facilitam a remoção de resíduos e impurezas, para além de deixar a pele mais recetiva à aplicação posterior de hidratante. Para o fazer, ferva meio litro de água e coloque o rosto sobre o vapor durante 10 a 20 minutos, mantendo a distância suficiente para não se queimar. Repita algumas vezes até ter a certeza de que a sua pele ficou quente.

Depois da vaporização, é altura de lavar e esfoliar. Não utilize sabão nem sabonete, uma vez que, em regra, secam a pele. O produto mais recomendado pelos especialistas para limpar a pele é a água micelar. Esta loção é constituída por micelas, que atraem os resíduos deixados pela oleosidade, sujidade e poluição, sem secar o rosto. Se ainda não adotou a água micelar na sua rotina diária, experimente a Pure Clean Micellar Water da loja Kiko Milano do nosso Centro. Coloque algumas gotas num disco de algodão e friccione o rosto suavemente em círculos, e sua pele ficará com um aspeto fresco e purificado. De seguida, faça uma esfoliação com o Pure Clean Scrub, também disponível na loja Kiko Milano – as suas partículas de pedra-pomes proporcionam uma higienização profunda e perfeita.

 

2. Invista num bom creme hidratante  para o rosto

Depois de concluída a limpeza da pele do rosto, é hora de repor os níveis de hidratação. Com o calor, registam-se maiores perdes de água da pele, e sobretudo do rosto, pelo que deve hidratar a pele com um bom creme hidratante várias vezes por dia. Recomendamos o da loja O Boticário do nosso Centro, que atinge as camadas mais profundas da pele para uma hidratação profunda. O seu ponto forte é o ácido hialurónico, que favorece o aumento da síntese de colagénio, concedendo mais firmeza à pele.

Assim, coloque primeiro uma pequena porção de creme hidratante nas mãos. Isto fará com que o creme deslize mais facilmente sobre o rosto. Aplique-o com movimentos circulares suaves, sem forçar a pele, preferencialmente com as pontas dos dedos.

 

3. Aplique protetor solar facial

Antes de sair de casa e aproveitar o dia, deve aplicar protetor solar no rosto, e não deve usar o mesmo que usa para o corpo. O rosto tem necessidades de proteção específicas que não são satisfeitas com produtos destinados para outras áreas do corpo. Dê especial atenção às áreas mais esquecidas, como os lábios ou pescoço, e tenha-o sempre consigo para poder aplicá-lo de duas em duas horas; caso contrário, o efeito perde eficácia.

Escolha um fator de proteção adequado ao seu tom de pele. Peles escuras precisam de um índice menor, entre 30 e 50, enquanto as peles mais claras exigem um índice maior, a partir de 50. Considere o da loja Celeiro do nosso Centro, que oferece proteção para toda a família e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce causado pela exposição solar.

Para o corpo, passe pela loja Perfumes & Companhia e pergunte pelo Satin Sheen Oil SPF 50. Com este produto, obterá uma proteção eficaz contra os raios UVA/UVB e infravermelhos, e também um bronzeado dourado e intenso, em tempo record e em total segurança.

 

4. Aplique maquilhagem leve

A maquilhagem durante o verão aumenta a oleosidade, provoca a obstrução dos poros, e não deixa a pele respirar. Por isso, escolhe um BB Cream, que garante um acabamento leve, uniforme e seco, sem deixar o rosto pesado. Uma opção que não desilude é o  da loja Kiko Milano do nosso Centro – hidrata, protege e aperfeiçoa a pele, graças à sua fórmula enriquecida com extrato de Crambe Marítimo. Esta base fresca e confortável está disponível em 7 cores para todos os tons de pele.

 

5. Tomar banho de água morna

Os dias de calor pedem menos água quente. Não precisa de tomar banho de água fria, mas se usar água morna, já estará a fazer maravilhas pela pele do seu corpo. Porquê? Ao contrário da água quente, a água fria ou morna ajuda a manter os óleos naturais e saudáveis na pele, promovendo assim o equilíbrio da barreira protetora dérmica. O banho de água morna ajuda a evitar prurido, vermelhidão, descamação e eczema da pele.

 

6. Hidratante Corporal depois do banho

O pós-banho é o momento ideal para hidratar o corpo, e mais ainda no verão. Hidratar a pele é reforçar a sua capacidade de defesa. Numa estação em que a pele sofre mais agressões ambientais, decorrentes das radiações ultravioletas e das propriedades da água do mar e da piscina, a hidratação é palavra de ordem, e deve ser feita várias vezes por dia.

A da loja O Boticário do nosso Centro é uma excelente opção para hidratar a pele em profundidade. A sua fórmula é enriquecida com quinoa, altamente nutritiva para o organismo e perfeita para devolver à pele as vitaminas e os nutrientes que ela necessita para se manter saudável. Experimente e reforce nas zonas mais propícias à desidratação, como os joelhos, calcanhares e tornozelos.

 

 

Os cuidados com a pele começam também pela nossa alimentação e hidratação interna. Beber entre dois e três litros de água por dia e reforçar a ingestão de frutas e legumes ajuda a manter a pele luminosa e saudável. Agora que já sabe como adaptar a sua rotina skincare para o verão, está em plenas condições de desfrutar dos melhores dias do ano, em total liberdade e segurança. Conte com o nosso Centro para ter tudo o que precisa para um verão inesquecível. Visite-nos e boas férias!

Partilhar