Crianças: sugestões para uma rotina diária saudável

Manter uma rotina diária saudável nos mais novos é muito importante para o seu bem-estar. Neste artigo, damos-lhe algumas sugestões para organizar os seus dias!

Segurança, organização, produtividade e bem-estar. Estes são apenas alguns dos muitos benefícios em termos uma rotina diária. Mas não é apenas para nós, adultos, que ela é imprescindível. Também as crianças precisam de horários e atividades fixas que ajudem a organizar o dia.

Sabemos que cada família é diferente e que deve gerir os horários e tarefas dos mais novos com as responsabilidades dos adultos como o teletrabalho ou as tarefas domésticas. Contudo, deixamos algumas dicas, separadas pelo tempo, para criar uma rotina saudável, divertida e ajustada a estes tempos que vivemos.

 

De manhã – 8h às 13h

Durante a maior parte do tempo escolar, os mais novos tinham tendência para dormir menos. Sem essa obrigação agora, permita que duram mais um pouco de forma a terem uma mente mais descansada e preparada para enfrentar o dia.

Quando acordarem, não salte a parte da higiene pessoal, como a lavagem dos dentes e um bom banho. Depois, está na hora de vestir roupa prática e confortável. Não vale ficar de pijama. Afinal, está a preparar-se para um dia novo como se fosse um dia normal de escola.

Prepare um pequeno-almoço saudável e rico em energia, porque depois é hora da telescola!

As aulas acontecem das 9h às 17h50, no canal RTP Memória. A iniciativa tem o nome “Estudo Em Casa” e permite que os mais novos e adolescentes consigam ficar a par da matéria, em casa.

Os alunos terão apenas uma hora de aulas por dia, dividia em dois blocos de 30 minutos. Se as crianças aí de casa pertencem ao 1º e 2º ano, então são os primeiros a terem aulas. Seguem-se os do 3º e 4º anos e o final da manhã fica destinado para as matérias do 5º e 6º anos. Os restantes anos escolares até ao 9º, terão aulas da parte da tarde.

Antes da aula começar, verifique se as crianças têm tudo o que precisam para estarem focadas. Uma mesa organizada, um caderno para apontar a matéria e, caso hajam aulas diferentes a decorrer para uma das crianças, uns auscultadores para não desconcentrar.  Quando a aula terminar, reserve o resto da manhã para mais atividades letivas como exercícios, uma composição sobre um tema à escolha, resumos da aula que acabou de assistir, entre outras.

Depois da aula, está na hora de almoço. Aproveite este tempo para falar sobre como correu a aula e o que as crianças aprenderam. Na hora de levantar a mesa e de limpar, inclua-os nessa tarefa de forma a criar responsabilidades nas tarefas domésticas.

 

De tarde: 14h às 19h

As tardes destinam-se a tudo o que possa ser criativo. Para além das brincadeiras que eles mais gostam de ter, desafie-os a fazerem exercício físico como a dança, por exemplo. Se for possível, aproveite os passeios higiénicos recomendados pela Direção Geral da Saúde e faça com que os mais novos corram e recebam um pouco de vitamina D.

Estar em contacto com a família e amigos também faz parte do dia. Aproveite para fazer video chamadas e inclua os mais novos, para que possam continuar a manter os laços com quem mais gostam.

Como saltar refeições é errado, não se esqueça do lanche a meio da tarde! Se ainda precisar de sugestões para entreter os mais novos, então que tal fazer experiências científicas? A empresa The Inventors, que até então levava experiências educativas às escolas, criou agora uma plataforma digital para que os mais pequenos possam pôr as suas capacidades inventivas à prova sem sair de casa. Ler, desenhar, montar um puzzle ou jogar um jogo de tabuleiro podem ser algumas atividades para os mais novos!

 

De noite: 20h às 23h

Depois de um longo dia, chame os mais novos para a cozinha. Está na hora de prepararem, juntos, o jantar! Dê-lhes tarefas simples que, temos a certeza, vão adorar. Seja a esticar a massa, seja a fazer bolinhas de almôndegas ou a temperar, os mais novos gostam de ajudar os pais nestas tarefas e é um bom partido para perceberam os benefícios de uma alimentação variada e saudável.

Após o jantar, é tempo de família. Para relaxarem antes de dormirem, vejam um filme ou leiam um livro. Depois é hora de irem para a cama com os seus pijamas favoritos e descansarem. Afinal, amanhã é um novo dia.

Categorias
Família
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço