5 apps que nos ajudam a ser mais sustentáveis

A cada dia que passa somos mais dependentes da tecnologia. Neste artigo mostramos-lhe como usá-la para sermos mais amigos do ambiente, através de cinco aplicações.

A tecnologia tornou-se indispensável nas nossas vidas. Passamos horas a explorar nas redes sociais, pesquisamos tudo ao minuto no Google e conseguimos encomendar produtos que, por vezes, nos chegam às mãos em menos de 24h.

Se usamos tão exaustivamente a tecnologia e tudo aquilo que ela nos oferece no dia a dia, porque não usá-la para combater um assunto tão urgente como a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente? Fomos à procura de cinco apps que pode – e deve! – instalar já no seu telemóvel, tablet ou computador!

To Good to Go

toogoodtogo

Todos os anos, um terço da comida produzida a nível mundial acaba no lixo. Restaurantes, hotéis, pastelarias, supermercados… consegue imaginar quanta comida é deitada fora? É precisamente para combater este desperdício que nasceu a aplicação To Good To Go!

Com mais de 180 mil downloads, a aplicação permite a qualquer estabelecimento vender o excedente de comida que acaba por não ser vendido no dia a dia, evitando com que este acabe no lixo. Nós, clientes, agradecemos não só porque estamos a combater o desperdício, como também o fazemos a um preço muito reduzido!

 

WasteApp

waste

Sabia que todos os dias cada português produz uma média de 1,32 kg de lixo? Por vezes, nessa equação, muitos produtos são mal reciclados. Para ajudar, a WasteApp responde-lhe à pergunta: “onde posso deixar isto?” No fundo, a aplicação ajuda-o a separar o lixo e a encontrar o destino correto – perto de onde se encontra – para uma vasta gama de resíduos como cápsulas de café, beatas ou medicamentos.

 

Showr – Smart Shower Timer

Showr

Sabemos o quão relaxante pode ser um banho. Mas será que temos noção do tempo que passamos debaixo de água e o desperdício que isso representa? Para que estejamos mais alertas e conscientes, a aplicação Showr permite-nos controlar o tempo que passamos no banho, como também o número de litros de água que gastamos durante o mês.

PlantIt

plantit

É 100% portuguesa e ajuda a cuidar da nossa horta em casa. Desde legumes a ervas aromáticas, a aplicação dá-nos todas as dicas para semear, regar e cultivar, bem como nos diz quais as melhores alturas do ano para o fazer. Vamos a isso?

OLIO – Food Sharing Revolution

olio

Comida, livros e brinquedos. Vale tudo nesta aplicação… menos o desperdício, claro! Se tiver café que não é compatível com a sua máquina ou é demasiado forte e não aprecia, então tire uma fotografia e coloque na aplicação. Depois é esperar que alguém precise e o produto vai parar a outras mãos em vez do lixo. Um melhor fim, não concorda?

 

São estas as cinco apps que o vão ajudar a ser mais amigo do ambiente e não ceder tanto ao desperdício, através da tecnologia. Qual vai experimentar primeiro?

Categorias
Sustentabilidade
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço