Saldos: 8 dicas para fazer compras responsáveis

Qual é coisa qual é ela que acabou de chegar ao nosso Centro? Os saldos, pois claro! Essa palavrinha mágica que faz maravilhas pelas suas compras… e pela sua carteira!

É possível fazer escolhas sustentáveis, mesmo em época de saldos. Aqui estão 8 dicas para o conseguir.

Em época de saldos, os preços baixos são tentadores e podem levar a que compre mais do que o que precisa. No entanto, é possível fazer escolhas que beneficiam a carteira e o ambiente. Aqui estão 8 dicas para colocar já em prática e fazer compras responsáveis.

 

1. Comece pelo que já tem

Nesta época de saldos, comece pelo seu armário. O que é que está em bom estado e pode ser utilizado? O que é necessita de pequenos remendos? Se não usa, não serve ou já não se enquadra com o seu look atual, coloque de lado (vamos voltar a este ponto a seguir). Limpe, organize, faça uma triagem, e volta a arrumar – vai ver que ganha espaço e ainda descobre pequenas pérolas que julgava há muito perdidas. Mais: quando comprar peças novas, confirme se são conjugáveis com as que já tem no guarda-roupa. Para além disso, tente identificar várias ocasiões onde as poderá vestir e se sobrevivem a várias estações sem sair de moda.

2. Doe ou venda o que não usa

Depois de fazer esta avaliação inicial ao seu armário, doe ou venda o que não usa ou o que não serve. Ainda que despedir-se de uma peça possa não ser fácil, é o caminho a seguir para prolongar ao máximo a sua vida útil, promover a economia circular e a sustentabilidade. Além disso, vai ganhar mais espaço de arrumação e um dia a dia mais prático e funcional.

3. Faça uma lista

Assim como faz uma lista para ir ao supermercado, faça também uma lista para as compras em época de saldos. O objetivo é o mesmo: comprar apenas o que precisa e evitar o desperdício. Assim, evitará compras desnecessárias e gastos adicionais. Além disso, será mais fácil encontrar o local onde as peças têm maior desconto.

4. Defina um orçamento

Ao fazer a sua lista, aloque um determinado valor máximo a cada peça, de acordo com o que pode gastar. É uma forma de melhor gerir as escolhas e controlar o impulso de comprar só porque está mais barato. Não se esqueça que aproveitar uma promoção só faz sentido se não comprometer o seu orçamento.

 

5. Compare previamente online

Antes de visitar as lojas do nosso Centro, faça comparações nos websites das marcas da sua preferência quanto às peças que lhe fazem falta. Compare não só o preço, mas também os materiais e requisitos de lavagem, para ter uma melhor noção da durabilidade da peça. Não só ajuda a perceber até onde pode ir com o seu orçamento, como também já terá uma direção mais clara de onde se deve dirigir quando nos visitar.

6. Prefira peças sustentáveis de alta qualidade

Procure peças sustentáveis, fabricadas com materiais ecológicos, de marcas ambientalmente responsáveis. As fibras recicladas são sempre as melhores opções, seguidas das fibras naturais, como o algodão biológico ou o linho. Merece destaque a coleção sustentável “Slow Love” da nossa loja Cortefiel, que usa tecidos orgânicos e reciclados, fibras biodegradáveis e ganga com lavagens sustentáveis que poupam água e evitam químicos. Também a loja H&M, por exemplo, se pauta por princípios ambientalmente responsáveis, contando já com várias iniciativas por todo o mundo que visam uma produção transparente, inclusiva e ecológica. Vale a pena explorar igualmente a oferta de saldos da loja Sacoor Blue, que contribui para um futuro mais sustentável pela utilização de algodão orgânico, fibras recicladas e outros materiais ecológicos.

7. Traga sacos reutilizáveis

Quando sair de casa para aproveitar esta época de saldos, leve consigo os seus próprios sacos reutilizáveis. Dê novas vidas aos sacos que tem lá em casa, sejam de plástico, de papel ou de pano. Muitas vezes há espaço no mesmo saco para várias peças, pelo que pode reduzir o número de sacos necessário para transportar todas as suas compras nos saldos.

8. Prescinda de faturas em papel

Com o tempo, todos os talões em papel acabam por ir parar ao lixo. Peça para lhe enviarem a fatura por email, mesmo se tiver o bom hábito de a solicitar com o seu número de contribuinte. A venda fica registada no Portal das Finanças, e não precisa do papel para o comprovar. Desta forma, irá reduzir significativamente o consumo de papel, tintas, colas e solventes, que são nocivos para o ambiente. Esta dica pode parecer insignificante se consideramos apenas uma fatura, mas numa perspetiva mais alargada e realista, com milhões de portugueses a ter este gesto, a poupança torna-se expressiva.

 

Com estas 8 dicas para fazer compras responsáveis nos saldos, estará preparado para tomar decisões mais conscientes. Desta forma, terá a oportunidade de fazer a diferença em prol das causas que o preocupam, enquanto consegue poupar. Aproveite os saldos da melhor forma, compre apenas o que precisa e ajude o planeta com escolhas inteligentes. Esperamos por si!

Tudo o que precisa num único espaço